A Revista Isto é Dinheiro e a BrandAnalytics/Milward Brown acabam de publicar um estudo das 10 marcas mais valiosas do Brasil 2010.
A Petrobrás saiu na frente e conquistou a posição da marca mais valiosa do Brasil, mesmo não estando ligada aos prazeres da vida como seus concorrentes Natura, Skol, Brahma e Perdigão. Baseada em uma gestão estratégica voltada ao crescimento e à rentabilidade e sustentabilidade, ela conquistou a lealdade dos consumidores e investidores, e chegou ao topo com um expressivo crescimento de 70% em relação ao ano anterior.
Mais uma vez o Brasil mostrou a força de suas marcas, dessa vez, logo após a crise financeira de 2009. Enquanto bancos americanos derrubavam as bolsas, nossas instituições financeiras surgiam em segundo, terceiro e quarto lugares entre as marcas mais valiosas do Brasil.
Com a taxa de juros nos EUA próxima a zero e a do Brasil girando em torno de 9% ao ano, tudo leva a crer que a marca Brasil será a bola da vez dentre os países emergentes, atraindo o capital estrangeiro, mudando as estratégias das empresas e ampliando o mercado de consumo.
A gestão da marca vai deixar de ser um braço do marketing e vai passar a influenciar as decisões da diretoria.
O investimento na gestão da marca poderá garantir uma vantagem competitiva "goodwill".
Projeções indicam que o Brasil será a 5º maior economia do mundo na próxima década.
Reflexão: Criatividade, Inovação, Tecnologia e Confiança.
Os detalhes deste ranking estão na revista IstoÉ Dinheiro Nº 656 05/maio/2010, onde também é possível checar o ranking da marcas mais fortes do Brasil.
Este post só foi possível devido ao evento de entrega do prêmio "As marcas mais valiosas do Brasil" e devido ao trabalho da BrandAnalytics/Milward Brown, portanto fica aqui meu agradecimento ao Eduardo Tomiya e a Valkiria Garré.
É possível visualizar o "Top 100 Most valuable global brands 2010" pelo link http://www.brandz.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário